Programa de soluções de impacto avança em Jundiaí

Programa de soluções de impacto no município do interior paulista abrange fase do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto do IdeiaGov

Mais uma vez a cidade de Jundiaí, no interior paulista, participou de uma fase do Programa de Aceleração de Negócios de Impacto do IdeiaGov. O projeto criou um laboratório de inovação do governo do Estado, para avaliar as propostas feitas por 30 parceiros da iniciativa privada, com foco no fomento à inovação de impacto social por meio da aceleração de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela administração pública.

Programa de soluções de impacto

O programa de soluções de impacto foi realizado na sede do IdeiaGov, em São Paulo, e contou com palestras de especialistas nos temas de sustentabilidade no Poder Público, análise de dados para a tomada de decisões e experiência do cidadão com os serviços públicos.

Comissão

Além disso, a comissão de avaliação foi composta por representantes dos municípios participantes do desafio. Entre eles, representando Jundiaí, está o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Lucas Rodrigues.

Na ocasião, 30 empresas realizaram suas apresentações e as cinco startups mais bem avaliadas – nos critérios: empreendedor e equipe, inovação e diferenciação, modelo de negócio e impacto – foram premiadas como destaques.

Ainda de acordo com Lucas Rodrigues:

“A participação de Jundiaí é motivada pela visão de trazer inovação à gestão municipal, utilizando de parcerias e trabalho em rede para ampliarmos o alcance das nossas ações e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Conseguir soluções piloto sem custos aos cofres públicos, como essa oportunidade que o IdeiaGov nos oferece, nos auxilia a ser cada vez mais assertivos nas eventuais futuras contratações.”

Próximos passos

Como próximos passos, startups e municípios trabalharão as afinidades detectadas entre os desafios públicos e soluções propostas. Além disso, uma ou mais startups poderão ser incubadas em um dos ambientes de inovação do Campus Jundiaí, pelo período de três meses, em troca de um atestado de capacidade técnica para a iniciativa.

Além da UGADS, também estão envolvidos no programa como representantes da Prefeitura a Unidade-Adjunta de Governo da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

*Foto: Reprodução