Marketplace para influenciadores: Instagram adota função Clubhouse

Recurso de marketplace para influenciadores foi anunciado no dia 28 de abril, com a finalidade de melhorar a experiência dos usuários na plataforma

Na última quinta-feira (28), o Instagram anunciou duas novidades com a finalidade de melhorar a experiência dos usuários na plataforma. Isso tudo depois de anos evitando se envolver na relação entre as marcas e os criadores de conteúdo. Mas agora a rede social decidiu criar um marketplace para influencers. Ela será capaz de conectá-los às empresas interessadas em promover seus produtos.

Vale lembrar a partir de julho de 2019, os stories do Instagram se tornou um espaço de engajamento para as marcas.

Marketplace para influenciadores

Além disso, o marketplace para influenciadores concorrerá com o Clubhouse, que é a nova rede social de áudios. Portanto, o Instagram que integra o conglomerado de tecnologia do Facebook Inc., vai passar a oferecer a opção de desligar o vídeo e o áudio durante as transmissões ao vivo.

Sendo assim, o recurso poderá ser ativado nas “salas ao vivo”. A ferramenta lançada recentemente e possibilita aos usuários fazerem lives em grupos. Porém, o controle do áudio e do vídeo será individual. Com isso, os anfitriões não poderão desativar os outros participantes.

Monetização do “trabalho criativo”

Por outro lado, o Instagram ainda não divulgou mais detalhes sobre o marketplace para influenciadores. Mas, de acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, a ideia é facilitar a monetização do “trabalho criativo” desses criadores de conteúdo.

Sobre isso, Adam Mosseri, diretor do Instagram, afirma:

“Branded content é o motor econômico por trás do ecossistema de criação. Matchmaking (a conexão entre esses dois lados) é algo pelo qual podemos agregar muito valor.”

Promover produtos aos seguidores

Geralmente, pessoas com grande número de seguidores são solicitadas pelas marcas a promover produtos de seguidores. Isso pode ser por e-mail ou mensagens diretas no Instagram. Tal função resultou em um sistema opaco, no qual os preços pagos pelos mesmos tipos de posts promovidos variam muito, finalizou o executivo.

*Foto: Divulgação