Uber atua em plano de emergência para SP, durante obras do Metrô

A Uber, empresa norte-americana de transporte privado via aplicativo, desenvolveu um plano de emergência para operar em situações atípicas do dia a dia do paulistano e isso envolve: falhas no metrô ou nos trens da CPTM. O planejamento é realizado em parceria com o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), que é organizada pelo sistema de transporte público São Paulo Transporte S/A (SPTrans).

Trânsito em São Paulo

O auxílio da Uber para amenizar a lentidão da área urbana paulistana é em função de obras que, atualmente, estão sendo realizadas no monotrilho da linha 17-Ouro do Metrô. Fora elas também estão em constante lentidão ou paralisação total as estações Granja Julieta e Morumbi, da linha 9-Esmeralda. Por conta desses trabalhos, as avenidas costumam apresentar um trânsito acima do normal, com muitos carros pelas vias. O motivo ainda é atrelado ao fato de muitos usuários optarem o conforto de um veículo a ter de usar o transporte público.

Uber dá desconto de 25%

Com isso, a Uber consegue restringir o grande impacto pelas ruas da cidade ao promover uma mobilidade mais rápida e, consequentemente, aliviar a lotação dos ônibus públicos em casos como os descritos acima. A empresa de transporte privado vai disponibilizar um desconto de 25% para as pessoas solicitarem seus serviços de viagens com início ou fim nas estações Santo Amaro – linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda; e Berrini – linha 9-Esmeralda. A partir daí, o plano emergencial deve reduzir o número de veículos que circulam nas áreas das construções, além de estimular os usuários a não pararem de usar serviços públicos de transporte.

Esta não é a primeira vez que a Uber opera este plano de ação na capital paulista, em caráter emergencial. No ano passado, a companhia colocou em prática um planejamento que utilizava a opção “Juntos” do aplicativo para amenizar o trânsito na Marginal Pinheiro, na época em que um trecho do viaduto foi rompido e houve a necessidade de interditar por um período uma via expressa da Marginal.

Como acessar o desconto

Para ter acesso ao cupom de desconto emergencial da Uber, basta que o usuário solicite a viagem e selecione “Promoções” como forma de pagamento. Em seguida, ele deve inserir o código: METROLINHA17. Após este procedimento, o desconto de 25%, que normalmente é exclusivo para viagens de até R$ 10, será destinado a trajetos começados ou encerrados nas estações Santo Amaro e Berrini. No entanto, a promoção só pode ser utilizada até quatro vezes por usuário.  

O desconto estará no ar durante os próximos finais de semana (sábados e domingos), e será terminado no dia 27 de outubro. Vale lembrar que as estações Santo Amaro e Berrini não operam aos sábados, a partir das 21 horas, e aos domingos, durante o dia inteiro.

Fonte: revista EXAME

*Foto: Divulgação