Toneladas de plástico das praias se transformam em embalagens de protetor solar

265 toneladas de plástico das praias foram recolhidos por meio de parceria entre Grupo Boticário e cooperativas do litoral sul de São Paulo

Diversas parcerias surgem em prol de reduzir os impactos ao meio ambiente e ainda promover mais atos de sustentabilidade. Foi assim que nasceu a iniciativa entre o Grupo Boticário e cooperativas do litoral sul de São Paulo. O projeto Seaside é uma frente da área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Plástico das praias transformado em embalagens

Até o momento, a parceria do Boticário com cooperativas de catadores de material reciclável das cidades do Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, já resultou em 265 toneladas de plásticos recolhidos das praias. Eles serão processados, transformados em resina e darão origem a protetores solares e outros itens do portfólio da empresa de cosméticos. Já a Globalpet fica responsável por realizar a captação do material junto às cooperativas.

Projeto Seaside

Além disso, o projeto Seaside foca na economia circular, redução do impacto ambiental e social, e ainda beneficiar 316 famílias de trabalhadores de cooperativas de sete municípios do litoral paulista.

De acordo com a pesquisadora do Grupo Boticário responsável pelo projeto, Daniele Medeiros:

“O trabalho com reciclagem é fundamental também para a preservação ambiental e com este projeto aliamos a necessidade de limpeza das praias à ajuda a famílias e cooperativas que vivem dessa coleta. Todos saem ganhando.”

Coleta de embalagens vazias

Vale reforçar que há mais de 10 anos que O Boticário mantém em todas as suas lojas uma área de coleta de embalagens vazias. Portanto, elas recebem a destinação correta para a reciclagem.

Batizado de “Boti Recicla”, a iniciativa estimula consumidores a darem um destino correto aos seus produtos.

*Foto: Divulgação