Novos processadores melhoram inteligência artificial dos celulares

A empresa californiana Qualcomm disponibilizou ao mercado no mês passado seus novos processadores para smartphones. A tecnologia roda em sistema Android com custo de R$ 2 mil ou menos a contar da época do lançamento.

As novas linhas de processadores, intituladas Snapdragon 665 e Snapdragon 730 apresentam recursos melhorados de inteligência artificial em suas câmeras.

O modelo 665 possui suporte para câmera tripla encontrado em smartphones tops de linha, como o Samsung Galaxy S10. O aparelho brasileiro tem três câmeras traseiras com lentes de captura diferentes em sua amplitude.

Já o processador americano é capaz de aumentar o zoom digital de aproximação em até 5x. No total, ele possui capacidade para capturar imagens de até 48 megapixels.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Ainda sobre a linha 665 do Snapdragon, a apresentação do chip de processamento de inteligência artificial é mais veloz do que o do seu antecessor, o 660. O recurso possibilita regular e ajustar automaticamente os diferentes tipos de cena captados. E as fotos podem ser melhoradas pela uso da inteligência artificial que é analisada por meio de um banco próprio de dados sobre diversos tipos de imagens.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS ANOS

De acordo com estimativa prevista pela empresa de consultoria norte-americana Gatner, daqui três anos, 80% dos celulares terão recursos de inteligência artificial nativos, ou seja, com chips dedicados a essa tarefa. O número representa um acréscimo de 10% em relação a 2017. O motivo do crescimento é o interesse das fabricantes em querer diferenciar cada vez mais seus produtos.

O Snapdragon 665 possibilita o usuário a utilizar o rosto como senha, graças ao sistema de reconhecimento facial em três dimensões. Com isso, o consumidor não corre o risco de o sensor ser enganado se fosse usado uma foto no lugar.

No quesito game, o modelo se sobressai em relação à geração anterior, segundo teste realizado pela Qualcomm. Seu consumo de energia é 20% menor, ou seja, menos consumo de bateria utilizado pelos jogadores de celular.

Se este processador estiver presente em um Iphone Xs conseguirá captar imagens desfocadas em segundo plano com apenas uma câmera. Antigamente era necessário o uso de duas câmeras para este efeito. Por enquanto, nenhuma empresa de celular anunciou um modelo com um dos novos processadores da Qualcomm. Porém, há rumores de que ainda seja lançado por alguma empresa neste ano.

Modelo 730

O novo Snapdragon 730 tem foco na demanda de aparelhos mais sofisticados, com motor de processamento de inteligência artificial de quarta geração. Em relação ao 665, seu desempenho é mais veloz e ainda duas vezes mais rápido a linha Snapdragon 710.

O modelo já vem com recurso para fotos com fundo desfocado pelo uso de uma única câmera. Aqui o uso de inteligência artificial otimiza cenas fotografadas por sensores tridimensionais para desbloqueio facial. A união de todas as câmeras desse dispositivo chegam a capturar imagens de até 192 megapixels.

Seu diferencial em relação aos outros modelos de processadores está no desempenho da tecnologia HDR. Os vídeos com resolução em 4k possuem otimização dos níveis de brilho e contraste, gerando um efeito melhor do que em câmeras sem este recurso.

Para os gamers que utilizarem este processador, há um modelo específico, o Snapdragon 730G. Com ele, o processamento gráfico pode ser melhor em até 25% em relação à linha 730.

Mesmo a empresa americana não ter anunciado quais gigantes de telefonia celular lançariam aparelhos com sua tecnologia, ela sugeriu que a Xiaomi possa estar interessada. Recentemente, a companhia chinesa estreitou uma parceria com a DL e retornou ao mercado brasileiro.

A Qualcomm espera que o lançamento de seus três novos processadores no mercado global aconteça ainda no primeiro semestre de 2019.

*Foto: Divulgação