Novos limites ao encaminhamento de mensagens: entenda política do WhatsApp

Novos limites ao encaminhamento de mensagens têm restrição para mais de um grupo para dificultar compartilhamento de fake news; recurso está em fase de testes

O WhatsApp deve restringir ainda mais o encaminhamento de mensagens. É o que afirma o site especializado WABetaInfo. Segundo o portal de tecnologia, uma nova atualização na versão beta do aplicativo de mensagens impede que mensagens encaminhadas sejam repassadas para mais de um grupo de uma só vez. Sendo assim, o app da Meta espera conter a disseminação de fake news, como já houve tantas reclamações pelo TSE, em outubro de 2020.

Novos limites ao encaminhamento de mensagens

O update chegou à versão 2.22.7.2 do WhatsApp Beta para Android e à versão 22.7.0.76 do aplicativo de testes para iPhone (iOS). Mas, apesar de ter sido liberada mês passado, só agora que a novidade começou a ser liberada para mais testadores. A ampliação indica que o recurso deve ser lançado na versão estável do mensageiro em breve.

Preocupação não é de hoje

Por outro lado, vale lembrar que a preocupação com o encaminhamento de mensagens no WhatsApp não é de hoje. Em junho de 2018, o app do então Facebook passou a mostrar a etiqueta “Encaminhada” acima dos balões do chat. Esta foi uma tentativa de deixar mais claro quando o conteúdo havia sido criado por quem o mandou, ou se a mensagem era de terceiros.

Entretanto, após dois meses, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de conteúdos para no máximo 20 pessoas simultaneamente. Ou seja, 10 vezes menos do que o praticado até então.

Além disso, com o passar do tempo, o número foi reduzido para cinco em janeiro de 2019, e chegou a apenas um encaminhamento em 2020, no caso das mensagens compartilhadas com mais frequência.

Repetir o processo de envio

Agora, com este recurso em teste no WhatsApp Beta, será preciso repetir o processo de envio diversas vezes para encaminhar mensagens para mais de um grupo ou pessoa.

Em suma, o usuário deverá encontrar a mensagem, selecioná-la, pressionar a opção de encaminhar e, então, escolher o contato de destino, um por vez. Portanto, tal processo ficará mais trabalhoso. Isso porque o objetivo da novidade é reduzir o disparo de mensagens em massa, especialmente sobre notícias falsas.

*Foto: Freepik