Festa de São João virtual será em forma de shows de forró e quadrilhas, transmitidas ao vivo, em várias cidades nordestinas
No mês que acontece, de modo geral, as festas juninas por todo país, este ano será diferente por conta da pandemia de covid-19. A festa de São João virtual, além das de Santo Antônio e São Pedro ocorreram em forma de transmissões ao vivo em diversas cidades do Nordeste.
Festa de São João Virtual
Uma das mais tradicionais e maiores festas juninas do Brasil, o São João de Campina Grande (a 132 km de João Pessoa) foi adiado para outubro e novembro. Porém, para manter a tradição, a organização do evento optou por realizar ‘lives’ com artistas que se apresentariam neste mês.
Os primeiros shows virtuais ocorreram na sexta-feira passada (5), com shows de Luan Estilizado, Três do Nordeste, Amazan, Biliu de Campina, Fabiano Guimarães e Gitana Pimentel.
A programação segue pelos próximos fins de semana de junho e terá apresentações de Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Luan Santana, e ainda de Elba Ramalho, uma das estrelas do São João de Campina Grande.
As transmissões das lives acontecem direto da Vila Sítio São João, local da festa que tradicionalmente, no mês de junho, fica lotado de turistas vindos de diversas partes do país. Segundo a secretária de Turismo de Campina Grande, Rosália Lucas, em entrevista à Folha de S. Paulo:
“São eventos privados com o apoio institucional da prefeitura. Não estamos destinando nenhum recurso financeiro [para as lives].”
Além disso, o objetivo das lives é o de ajudar instituições de caridade, músicos e trabalhadores informais da cidade. A maioria deles possui sua maior fatia de lucro no período de festas juninas.
Festa presencial
A tradicional festa de São João ocorrera de modo presencial entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro, afirma Rosália:
“Estamos organizando tudo com um planejamento sanitário. Vai ter restrição de público e instalação de lavatórios e de álcool em gel.”
Já no estado da Bahia, o evento de São João foi cancelado em todas as cidades, via decreto assinado pelo governador Rui Costa. O feriado estadual de 24 de junho foi antecipado para 25 de maio, como uma maneira de evitar aglomerações no período festivo.
No entanto, para não deixar de comemorar a data, artistas marcaram alguns shows virtuais. É o caso do cantor baiano Bell Marques, que fez uma live especial de São João, em seu canal do YouTube.
Além disso, a emissora de televisão pública do estado, TVE, firmou parceria com a plataforma Sua Música para transmitir shows ao vivo de artistas e bandas de forró. A primeira apresentação foi da banda Mastruz com Leite.
Já no Piauí, que também cancelou suas festividades de São João em função da pandemia, a secretaria estadual da Cultura vai realizar lives com apresentações das quadrilhas juninas. A primeira delas ocorreu na quarta-feira (4), com a quadrilha Luar do São João.
No estado de Pernambuco, a prefeitura do município de Salgueiro lançou o evento São João Virtual, entre os dias 20 e 23 de junho. Ao todo, serão 32 atrações locais, entre as quais: Danilo Pernambucano, Flávio Leandro e Limão com Mel. Na ocasião, serão arrecadadas doações para trabalhadores informais e instituições filantrópicas da cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo
*Foto: Divulgação