Interdição das praias de Santos foi antecipada, em vez de começar na segunda-feira, dia 15
A partir de hoje (13), a Prefeitura de Santos antecipa a interdição das praias da cidade do litoral sul paulista. Portanto, agora está proibido o uso total da faixa de areia, além da realização de atividades e esportes no mar.
Antecipação da interdição das praias de Santos
De acordo com o prefeito Rogério Santos (PSDB) a interdição das praias de Santos foi antecipada. Em geral, as restrições anunciadas na última quinta-feira (11) pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), passam a valer a partir de segunda-feira (15).
Suspensão da Operação Descida
Além disso, o prefeito afirmou que vai pedir ao governo estadual a suspensão da Operação Descida, no sistema Anchieta-Imigrantes. O objetivo é restringir a entrada de turistas na região. Ele também solicitou reforço no efetivo da Polícia Militar para fiscalizar o cumprimento das novas restrições.
Em declaração à Folha de S. Paulo, ele acrescentou:
“A interdição das praias é uma medida drástica, mas estamos em um momento muito difícil porque o vírus vem avançando na nossa região. É uma situação bem pior do que enfrentamos recentemente.”
Medidas no fim do ano
Todavia, a Prefeitura de Santos já havia adotado medidas para barrar turistas em ônibus de excursão e vans após ter registrado aumento de internações.
Rogério Santos disse ainda que vai pedir mais verba para abertura de novos leitos de UTI. De acordo com a prefeitura, o município estava com 68% dos 288 leitos de UTI ocupados na quinta. Porém, a maior parte dos internados (61%) são de outras cidades da região.
Fase emergencial
Na próxima segunda, todo o estado de São Paulo entrará na fase emergencial do plano de restrições contra a Covid-19. Esta é a mais rigorosa faixa desde o começo da pandemia.
Sendo assim, haverá toque de recolher entre 20h e 5h, proibição de acesso a praias e parques, e restrições também a atividades essenciais.
*Foto: Divulgação/ Matheus Tagé/ A Tribuna Jornal