Detran e Serpro permitem o uso de CRLV digital

Agora não tem mais desculpa que esqueceu o documento do veículo em casa ou no outro carro usado pela família. Já entrou em vigor a iniciativa de poder apresentar o CRLV direto pela tela do celular.

A medida é uma parceria entre Detran e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com isso, além do documento impresso, o condutor também pode utilizar o serviço digital.

O procedimento visa facilitar a vida do motorista e agentes de trânsito em uma blitz ou outros tipos de abordagem. Por meio da leitura de um QR Code é possível ter acesso ao documento do carro já cadastrado. Além disso, a tecnologia permite o compartilhamento do CRLV com até cinco smartphones, ou seja, pode ser utilizado por familiares que dividem o uso de um mesmo automóvel.

ARQUIVO EM PDF

Além do acesso via celular por QR Code, o condutor poderá apresentar o documento em forma de PDF. Para isso ele terá autenticar assinatura digital em cartório e depois apenas salvar o arquivo no smartphone.

Importante ressaltar que estas alternativas de apresentação não substituem em definitivo o documento impresso original. E o aplicativo de reconhecimento vale apenas para os cidadãos que possuem o pagamento do licenciamento em dia.

VERSÃO ELETRÔNICA EM 13 ESTADOS BRASILEIROS

A versão eletrônica do CRLV já está presente em 13 estados do país, entres eles, Alagoas e Rio de Janeiro. As demais localidades têm até o mês de junho para adotarem esse sistema, conforme a Resolução nº769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Até o final do ano, a intenção da parceria entre Detran e Serpro é estar presente em todo território nacional.

COMO INSTALAR O APLICATIVO

O usuário deve acessar o serviço de instalação de aplicativos por meio de um aparelho Android ou IOS. Em seguida, deve fazer o download do app CDT (Carteira Digital de Trânsito), desenvolvido pelo Serpro.

Na primeira tela do app é possível consultar informações de validade jurídica dos documentos digitais e de compartilhamento por celular. O próximo passo é colocar o CPF para iniciar o cadastro e depois os dados pessoais. Será pedido a criação de uma senha para os demais passos até finalizar o cadastro.

*Foto: Divulgação