Smartphones 5G servem apenas para status

Analistas do setor afirmam que a tecnologia 5G de celulares só serve para exibicionismo

A tecnologia 5G que promete revolucionar as mais novas redes sem fio de vários segmentos, que vão do transporte à medicina, o mesmo não se pode dizer em relação aos aparelhos de telefonia móvel. Para analistas da empresa americana Sanford C. Bernstein, o 5G presente nos smartphones nada mais é do que itens de luxo e ostentação.

Por que o 5G é só status?

Os estudiosos do setor explicam que os aparelhos móveis compatíveis com o serviço 5G, considerado ultrarrápido, são mais caros. Além disso, eles não entregam nada a mais em relação a benefícios práticos, como os modelos 4G mais recentes. Estes já baixam conteúdo a velocidades acima das necessárias para transmitir vídeos em alta definição, afirmaram os analistas Chris Lane e Samuel Chen em nota publicada no mês passado a seus clientes. Um trecho do texto dizia o seguinte:

“Não vemos nenhum argumento racional para o consumidor atualizar para o 5G”.

Tecnologia ultrarrápida

A SK Telecom, operadora sul-coreana atingiu um milhão de assinantes para o serviço 5G no mês de agosto, que na ocasião havia passado 140 dias do primeiro lançamento comercial mundial da tecnologia ultrarrápida, o que representou aproximadamente 3,5% da base de usuários da companhia.

Já a China terá cerca de 170 milhões de celulares 5G disponíveis até o próximo ano. É o que espera a China Telecom, que tem como público alvo 60 milhões de usuários 5G para sua rede.

Além deles, as operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos, Austrália e de outros mercados mundo afora também implementaram serviços de tecnologia 5G em áreas limitadas. Elas possuem planos de ampliar a cobertura em todo o país no decorrer dos próximos anos.

Tecnologia ultrapassada

No entanto, não tem como garantir que os novos dispositivos não poderão ser superados, pois seu sistema tecnológico ainda não está completamente amadurecido e pode seguindo sua fase evolutiva. Já com relação aos novos celulares 4G, estes ainda serão dispositivos de ponta em dois anos, acrescentaram os analistas Lane e Chen.

Os primeiros smartphones 5G, especificamente, não podem acessar faixas de ondas milimétricas que serão acrescentadas ao longo dos próximos anos para cumprir a promessa de alta velocidade e baixa latência da tecnologia.

Todavia, os analistas afirmaram que “ter o smartphone 5G mais novo e, igualmente importante, exibi-lo pode ser a maior vantagem” e finalizaram a nota com: “Especialmente se você é um dos primeiros. Para um millennial em busca de um parceiro, pode até ser uma prova de que é um bom partido”.

Fonte: Revista Exame

*Foto: Divulgação