Plogging: atividade fitness que ajuda o meio ambiente

Modalidade que alia saúde e natureza nasceu na Suécia e é caracterizada pelas pessoas que recolhem lixo das ruas enquanto praticam corrida

A atividade fitness que se tornou um viral ajuda o meio ambiente e ainda faz com que as pessoas estejam em forma. Mas afinal de contas o que quer dizer plogging? O termo é usado para caracterizar pessoas que recolhem lixo das ruas enquanto praticam corrida.

A modalidade é originária da Suécia e em sua língua constitui “plocka upp”, que significa “pegar”. E ligado ao termo inglês “jogging”, que significa “correr”, nasceu o nome “plogging”.

Atividade fitness que ajuda o meio ambiente

A palavra foi utilizada pela primeira vez em 2017. O ambientalista sueco Erik Ahlström reuniu pessoas por meio de um grupo no Facebook. O intuito era lançar este tipo de atividade entre os membros e conquistar mais adeptos pelo mundo. Hoje, já são centenas deles espalhando por todo o planeta.

Este tipo de atividade é uma grande aliada à saúde. Além disso, é uma forma de sair da mesmice do que é visto dentro das academias, na corrida de esteira e também nas corridas de asfalto. A modalidade define ainda mais o corpo, pois a cada agachamento para pegar um papel do chão, por exemplo, é contado como parte do treino. Também pode-se entender que ao carregar um material a mais pelas ruas até descartá-lo corretamente, significa maior queima de gordura. Pois, está havendo um esforço a mais do corredor.

Aplicativos

O plogging se tornou um viral poderoso a ponto de fazer com que alguns aplicativos inseridos na categoria “fitness” adaptassem a tendência. É o caso do app Lifesum (disponível para Android e iOS). Por meio dele é possível agendar suas atividades aliadas ao plogging. Segundo dados do próprio Lifesum, praticar o plogging durante 30 minutos faz a pessoa perder até 495 calorias.

Impacto social

A prática que é capaz os fitness de plantão da mesmice, ela também faz um trabalho social para o bem. As pessoas aprendem a criar mais consciência do mundo onde vivem. Que é importante entender que os resíduos e outros materiais descartados de forma errada podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Fora isso, eles mesmos entendem que até os praticantes de atividade física e outros cidadãos comuns também podem ter sido os responsáveis por este descarte de lixo pelas ruas.

Dados assustadores

Mesmo que o plogging tenha se tornado um chamariz no combate à questão do lixo descartado em vias públicas, existem dados alarmantes postados em mídias sociais. É o que diz a ecologista e fundadora do site Plastic Pollution Solution, Kathryn. Ela afirma ter recolhido cerca de 9kg de lixo reciclável somente durante uma caminhada pela praia.

É importante lembrar que em um mundo ideal, estas questões ambientais nem deveriam estar ligadas a estas práticas. Elas deveriam fazer parte do cotidiano do funcionamento de qualquer lugar do mundo. No entanto, a modalidade está servindo como uma parte da solução para o descarte de materiais realizados de forma errada.

Todavia, não se pode esquecer neste caso que todo planeta desenvolveu um modo de lidar com a produção de lixo de forma descontrolada. Portanto, ter alternativas como o plogging são muito bem-vindas. É um jeito de criar mais consciência nas pessoas em suas atividades diárias, não somente ligadas à saúde, mesmo que tenha um benefício físico no final.

Fonte: Site Pensamento Verde

*Foto: Divulgação