Pias comunitárias são instaladas por ONG em todo o Brasil

pias comunitárias são instaladas por ong em todo o brasil

Pias comunitárias integram campanha Uma Mão Lava Outra, da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, levando água e sabão a zonas periféricas

A ONG Habitat para a Humanidade Brasil, que atua em prol de moradia digna, arrecadou R$ 630 mil em meio à pandemia. O valor será destinado à instalação de mais de 300 pias comunitárias em favelas e zonas periféricas de 13 estados brasileiros.

Pias comunitárias

Nas zonas de maior vulnerabilidade do país ainda falta acesso à água para que os residentes dali lavem sempre suas mãos. Pensando no risco que é sem ter recurso básico e em meio à pandemia é que surgiu a campanha #UmaMãoLavaOutra, da Habitat Natural. Hoje, no Brasil há mais de 30 milhões de pessoas que não possui acesso à água tratada em suas casas, o que causa um grande impacto social negativo. Já para outros 20 milhões, o abastecimento de água é irregular (SNIS). Portanto, o objetivo da campanha é levar água e sabão a quem precisa para também poderem se proteger do vírus, por meio de pias comunitárias.

Doações

A campanha da ONG arrecadou doações de mais de 200 pessoas, e ainda contou com patrocínio da PepsiCo. Além disso, a Habitat para a Humanidade Brasil foi uma das contempladas pelo projeto 300 Desenhos. Sendo assim, vários artistas doaram seus trabalhos com o intuito de levantar fundos para três instituições filantrópicas.

Com as arrecadações e compartilhamentos da campanha nas redes sociais, mais de 90 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade vão poder lavar as mãos todos os dias com água e sabão.

A instalação das pias comunitárias já começou e continua durante o mês de agosto.

Implementação

As pias comunitárias estão sendo instaladas em pontos estratégicos das comunidades. Sendo assim, entram no circuito parceiros locais, associações de moradores e lideranças comunitárias.

As instalações já estão acontecendo nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Recife. Toda a implementação conta com a parceria de organizações como: Florescer Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras, Favelar, Atos Colaborativos, Arquitetura Faz Bem, Mobiliza RAU + E, entre outras.

Como nasceu a iniciativa

Logo que foi instituído o período de quarentena em razão da pandemia da Covid-19 no país, a Habitat Brasil reconheceu o grande impacto que teria e ainda seria mais devastador nas comunidades mais vulneráveis. Portanto, a ONG agiu rapidamente para apoiar estas famílias de modo emergencial e coletivo. Houve uma articulação que trouxe voluntários, parceiros, doadores, empresas e comunidades para tentar amenizar os prejuízos da chegada da doença em zonas periféricas do país.

Distribuição de alimentos e produtos de higiene

Contudo, fora a instalação das pias comunitárias, a organização social ainda distribuiu aproximadamente 70 toneladas de alimentos e produtos de higiene. Atualmente, a ONG planeja uma reestruturação de como deverá ser sua atuação diante desse cenário de crise sanitária. Sobre isso, Mário Vieira, diretor executivo da Habitat para a Humanidade Brasil declarou:

“Nós já definimos que, ao retornar com nosso trabalho em campo, nossas atividades estarão voltadas às melhorias habitacionais que possam impactar diretamente na diminuição da contaminação pelo Coronavírus. As obras serão principalmente de acesso à água, reformas de banheiros, construção de cisternas urbanas e rurais, melhoria das condições de ventilação das moradias, entre outras.”

*Foto: Divulgação

Municípios receberão telemedicina com inteligência artificial contra coronavírus

municípios receberão telemedicina com inteligência artificial contra coronavírus

Telemedicina com inteligência artificial será implementada em 10 municípios com mais de 350 mil residentes

Na terça-feira (21), o Instituto Votorantim lançou uma iniciativa via edital, em que dez cidades brasileiras receberão treinamento e tecnologia de telemedicina com inteligência artificial, com a finalidade de combater a pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa visa a inscrição dos municípios que contam com mais de 350 mil habitantes.

Telemedicina com inteligência artificial

O objetivo do instituto é o de ajudar os municípios brasileiros contemplados pela proposta para gerenciar recursos destinados ao combate da pandemia. O grupo Votorantim doará o programa de inteligência artificial e treinamento aos profissionais da saúde e gestores municipais a fim de tirar dúvidas dos cidadãos, além de acompanhar pacientes com doenças crônicas e com suspeita de infecção pela Covid-19.

Além disso, as cidades selecionadas receberão apoio técnico para implementar o programa Laura P.A. Digital para a realização de consultas e acompanhamento de casos confirmados do novo coronavírus à distância.

Vale lembrar que o conceito de consulta à distância já vem sendo utilizado no Brasil bem antes da pandemia. É o caso do Aplicativo FalaDoc que conecta médicos e pacientes via smartphone.

Requisitos

A entidade levará em consideração para a escolha dos dez municípios sua situação epidemiológica local.  

De acordo com Talita André, gerente de inovação do instituto, cidades com população superior a 350 mil moradores e com aumento do número de casos confirmados da doença tendem a ter colapso do sistema público de saúde:

“O momento da curva de casos em que essas cidades se encontram é aquele em que a Saúde colapsa e as fake news aumentam junto com o medo da doença. A medida que os contágios sobem e o relaxamento da quarentena aumenta, pessoas com sintomas que podem ser de Covid-19 ficam confusas sobre o que devem fazer. Não sabem se devem ir aos postos de saúde.”

Uso de robôs

Com o intuito de evitar o colapso, o instituto aposta no uso de robôs em redes sociais para sanar dúvidas das pessoas. A tecnologia ainda será utilizada no acompanhamento do quadro clínico de cidadãos com doenças crônicas, que possam ter deixado de comparecer às consultas de rotina por medo de contraírem o coronavírus.

Além disso, com a utilização de robôs, as secretarias municipais de saúde poderão orientar a população em relação ao melhor modo de agir.

Todavia, quando pacientes manifestarem os sintomas da Covid-19, porém, não tiverem a infecção confirmada, agentes de saúde entrarão em contato. Sendo assim, servidores terão em mãos as informações fornecidas pelo cidadão aos robôs do projeto de telemedicina com inteligência artificial.

Procedimento

É a partir da entrevista que o profissional estabelece se o paciente deve ser encaminhado a uma teleconsulta ou se ele terá monitoramento do seu quadro clínico. Em relação ao acompanhamento dos sistemas, o paciente receberá durante 14 dias mensagens do robô sobre a evolução de sinais, como febre e dores. E caso seja verificado um agravamento do quadro, o paciente será encaminhado para teleconsulta.

Acolhimento

1 – Atendimento via robô: o paciente entra no site da prefeitura ou pelo WhatsApp, para tirar dúvidas e fazer a triagem dos sintomas da Covid-19. Uma vez classificado o risco do paciente ele pode continuar sendo monitorado por 14 dias pelo robô ou escalar para o segundo nível de atendimento.

2 – Teleorientação (chat ou telefone): Quando enfermeiros, estudantes de medicina e voluntários podem fazer o atendimento do cidadão via chat ou telefone. A recomendação é que no nível 2 tenha, pelo menos, um profissional de saúde para cada 100 mil habitantes.

3 – Teleconsulta (via vídeo chamada): o paciente pode ser direcionado para teleconsulta com um médico. A recomendação é que no nível 3 tenha, pelo menos, um médico para cada 150 mil habitantes.

Dados armazenados

O programa armazena todos os dados para consulta exclusiva dos agentes de saúde municipais. Além disso, os servidores serão treinados para interpretar tais informações, rastrear e acompanhar casos de risco leve, moderado e alto para a infecção pela Covid-19, reforça Talita:

“Ofereceremos treinamento para que as equipes de tecnologia possam integrar a ferramenta ao sistema de saúde e também para que os profissionais possam interpretar os dados dos pacientes para a tomada de decisões.”

Emprego à distância

O instituto também afirmou que a ferramenta de telemedicina com inteligência artificial poderá possibilitar empregar, no atendimento à distância, profissionais da saúde, que tiveram desvio de cargo e foram afastados da linha de frente por integrarem grupos de risco.

A gerente explica ainda que realocando esses funcionários no atendimento virtual, os que estão na linha de frente conseguirão atuar em outras funções. Com isso, haverá uma desaceleração para que o sistema de saúde municipal não entre em colapso.

Por fim, Talita diz que o fato da presença de companhias ligadas ao Grupo Votorantim S.A estarem nas cidades não é um fator determinante para a escolha dos municípios que receberão a doação nem critério de desempate.

*Foto: Divulgação

Plataforma de videoconferência zoom aposta em mercado de hardware

plataforma de videoconferência zoom aposta em mercado de hardware

Empresa norte-americana aposta no mercado de hardware ao lançar produto para melhorar a qualidade das chamas de vídeo

Com um alto crescimento durante a pandemia da Covid-19, a startup norte-americana Zoom Video Communications pretende ampliar seus negócios, com foco em outras áreas. Nesta semana, a empresa de tecnologia anunciou uma linha de dispositivos com a finalidade de facilitar as videoconferências realizadas na plataforma. Sendo assim, a startup também mira o mercado de hardware para crescer ainda mais.

Aposta no mercado de hardware

Chamada de Zoom for Home, a linha de produtos está sendo desenvolvida em uma parceria com a empresa americana DTEN. Já a previsão de lançamento será em agosto, para o primeiro dispositivo fabricado. No caso, trata-se de um monitor de 27 polegadas com tela sensível ao toque e equipado com três câmeras grande-angulares de alta definição, além de oito microfones. O preço sugerido do aparelho será de US$ 599.

Portanto, a empresa poderá facilitar ainda mais as videoconferências para trabalho remoto, interação familiar ou ainda para ensino à distância em tempos de pandemia.

Entrada curiosa

Todavia, a aposta da Zoom no mercado de hardware é no mínimo curiosa, pois ela não chega a ser surpreendente. Vale ressaltar que outras companhias de tecnologia também apresentaram produtos similares a fim de facilitar a realização de chamadas de vídeo. É o caso da Amazon, que desenvolveu versões mais equipadas do alto-falante inteligente Echo. Já o Facebool tem o Portal, que é o seu próprio dispositivo voltado a videoconferências.

No entanto, é importante destacar que há um certo contraponto neste tipo de estratégia da Zoom ao ser comparada com a de outras gigantes do mercado que também desejam migrar do hardware para o software.

Um exemplo disso é a Apple. A empresa americana já observava suas receitas com serviços crescerem de modo bastante acelerado, ao passo em que suas vendas relacionadas a smartphones e tablets despencavam.

No primeiro trimestre deste ano, a companhia faturou US$ 28,9 bilhões com a venda de iPhones. Porém, ao mesmo tempo, a empresa registrou o embolso de US$ 13,3 bilhões com seu setor de serviços, que diz respeito à receita de plataformas como iTunes, App Store, Apple Music, Apple Pay, entre outros. Esta já é a segunda maior fonte de renda da empresa.

Estratégia não é incomum

Entretanto, voltar a atenção para este tipo de estratégia não é considerado algo incomum. Prova disso é que apenas em 2019, o mercado de celulares recuou 0,2%. De acordo com a consultoria americana IDC, há previsão de retração entre 10% e 15% ainda para 2020. Já a consultoria Gartner estima uma queda de 14,6% no comércio global de smartphones durante este ano.

*Foto: Divulgação

Retorna Machine troca reciclável por dinheiro em conta digital

retorna machine troca reciclável por dinheiro em conta digital

Iniciativa da Triciclo, o sistema Retorna Machine se integra ao Pagbank, da PagSeguro, para usuários poderem trocar pontos do programa de fidelidade por valor em conta digital

O programa de fidelidade Retorna Machine, da empresa Triciclo, que possui pontos de coleta de recicláveis espalhados por diversos estados do país se uniu ao Pagbank, o banco digital do PagSeguro. A razão da parceria é que os usuários do sistema de reciclagem e sustentabilidade poderão trocar pontos por dinheiro em conta da fintech.

Retorna Machine – como funciona

A Retorna Machine possui máquinas em que as pessoas depositam embalagens pós-consumo. Os pontos de coleta estão em várias localidades do país, como na cidade de Cuiabá.

A Triciclo já concedia benefícios aos consumidores, operando como um plano de fidelidade ambiental. Sendo assim, o usuário cria uma conta digital, gratuitamente, pelo site ou pelo app “Triciclo”, e ao depositar embalagens na Retorna Machine recebe pontos.

Cada material depositado vale uma pontuação. Por exemplo: a embalagem de alumínio vale 15 pontos, a de aço 10 pontos, garrafas PET 10 pontos, longa vida e vidro 5 pontos. Portanto, a cada vez que a pessoa descartar o material nas máquinas receberá os pontos diretamente em sua conta triciclo.

Troca por benefícios

Os pontos adquiridos podem ser trocados por benefícios, como: descontos em farmácia, recarga de celular, redes de papelaria, ou simplesmente transformados em doações a organizações sociais. Com a parceria com o Pagbank, agora é possível transformar os pontos em dinheiro.

Retorna Machine e Pagbank

A parceria entre a Retorna Machine e o Pagbank proporciona aos clientes uma conta digital também gratuita, aberta tanto pelo site ou via app (Android e iOS). A integração dos dois sistemas permite que o usuário Triciclo converta seus pontos em dinheiro na conta Pagbank. Com isso, ele também poderá fazer transferências sem custo algum, além de quitar contas, sacar dinheiro no Banco 24 horas, e recargas em vários serviços, como: Google Play, Spotify, Uber, ou ainda pedir um Cabify, entre outros benefícios.

Para quem já possui conta no Triciclo, basta acessar o app e selecionar a opção “Pagbank” no menu.

No entanto, neste primeiro acesso entre as duas empresas será preciso criar e/ou vincular uma conta Pagbank à conta triciclo. A operação é simples e rápida. Após a conexão entre ambas, estará disponível a opção de trocar pontos triciclo por crédito no Pagbank, na ordem de 100 pontos por R$ 0,15 (quinze centavos).

Qual o valor do “lixo” doméstico?

De acordo com o diretor executivo da Triciclo, Felipe Cury:

“A parceria e integração com o Pagbank sobreleva a percepção pública do valor que o ‘lixo’ doméstico possui, na medida em que facilmente transforma aquela embalagem usada em dinheiro. Certamente é uma ação que, além dos benefícios ambientais e educacionais, terá uma função econômica e social de complementar renda, ainda mais neste momento de calamidade pública.”

Ele ressalta ainda que há uma opção de login por QR Code, onde “o usuário, se quiser, não precisa mais clicar na tela da Retorna para fazer o login e reciclar. É uma medida de prevenção e combate ao COVID-19, viabilizando a limpeza urbana e ações de reciclagem com segurança”.

Programa de fidelidade ambiental

A Triciclo possui outras máquinas, além da Retorna Machine, que também integram o programa de fidelidade ambiental. São elas: Recicla Pharma e Deixaki. Essas máquinas estão distribuídas em locais públicos e privados, nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Amazonas.

Coleta

Todo material depositado nestas máquinas são tratados pela própria Triciclo e em seguida enviados a cooperativas e empresas de reciclagem.

O Projeto Retorna Machine está em funcionamento há quatro anos e já coletou mais de seis milhões e meio de embalagens. Sendo assim, ele gera fonte de renda, matéria-prima, além de trabalho nos estados em que atua.

Regras do Programa Triciclo de Fidelidade e Recompensa

O interessado deve criar uma conta digital triciclo, gratuitamente, por meio da própria Retorna Machine, pelo site Triciclo ou pelo app (Android e iOS). Com isso, o usuário começa a pontuar e receber os créditos.

Na sequência, basta se dirigir a um ponto de coleta da Retorna Machine, Recicla Pharma e/ou entregar seus materiais recicláveis em um Deitaki, sempre que desejar. No entanto, vale lembrar que no caso do recolhimento da embalagem pela Retorna ou Recicla, é preciso que a mesma contenha o código de barras legível para reverter em pontuação no sistema.

Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos. Além disso, a partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as instituições filantrópicas em igual proporção. Os pontos têm validade de 180 dias, contados da data de acúmulo.

*Foto: Divulgação

Seguradora Allianz compra dois setores da SulAmérica

seguradora allianz compra dois setores da sulamérica

Seguradora Allianz pretende ganhar mais força no mercado brasileiro, que o classificou como “mercado-chave”

A seguradora Allianz anunciou hoje (10) os trâmites da compra de dois segmentos da SulAmérica. São eles: automóvel e ramos elementares. A transação foi fechada em R$ 3,2 bilhões. Com esta operação, a companhia de seguros se transforma na segunda maior seguradora do mercado brasileiro, no setor automotivo e a terceira em ramos elementares.

Anúncio da seguradora Allianz

Quando a seguradora Allianz anunciou a conclusão do acordo de compra, também declarou que a iniciativa integra parte de um esforço a fim de atingir a liderança em países que chamou de “mercado-chave”.

Iván de la Sota, membro do conselho de administração da Allianz, afirmou, em relação ao setor de Economia da América do Sul:

“Com a compra da SulAmérica Auto e Massificados, conquistamos uma posição de liderança no crescente mercado de Ramos Elementares na maior economia da América do Sul.”

Novas tecnologias

Além disso, o executivo classificou o investimento como uma grande oportunidade para implementar novas tecnologias e ainda fornecer soluções de maior qualidade a corretores e clientes locais.

Sobre isso, o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, reforça que o acordo firmado com a Allianz ressalta a importância dos serviços da seguradora.

Presidente da Allianz

Por meio de um comunicado, o presidente da Allianz no Brasil, Eduard Folch, garantiu que a nova empresa irá reunir o melhor das suas seguradoras.

Ele também revelou que novos integrantes serão adicionados aos Comitê Executivo, que tem por objetivo o de “alcançar a posição de liderança em Ramos Elementares no mercado segurador brasileiro”.

*Foto: Divulgação

Novas funções do WhatsApp chegam aos usuários

novas funções do whatsapp chegam aos usuários

Entre as novas funções do WhatsApp estão o modo escuro para as versões web e desktop, além da possibilidade de enviar figurinhas animadas durante as conversas

O WhatsApp deu fim a diversas especulações e anunciou na quarta-feira (1º) novas funções para o aplicativo de mensagens. Entre as novidades estão o modo escuro para versões web e desktop (antes estava disponível apenas para sistemas Android e iOS), além de um pacote de figurinhas animadas. Tais funções já eram mencionadas há tempos no mensageiro. O serviço conta agora também com a possibilidade de adicionar contatos usando códigos QR e melhorias no recurso de chamadas por vídeo.

Novas funções do WhatsApp

As novas funções do WhatsApp devem ser adicionadas nas próximas semanas, gradualmente, de acordo com anúncio oficial da plataforma de mensagens, pertencente ao Facebook. Alguns recursos já estão disponíveis em versões de testes do aplicativo, como por exemplo, o uso das figurinhas animadas, que foram liberadas para avaliação na semana passada.

Como principal novidade anunciada pela plataforma está o recurso modo escuro. Apesar de não ser uma grande novidade, já que a função que possibilita o descanso da vista do usuário e poupar a bateria do aparelho foi inserida ao serviço de mensagens no mês de março. Porém, estava disponível apenas para os smartphones. Agora, o modo escuro também se estende às versões web e desktop do WhatsApp.

Já a segunda novidade mais aguardada do anúncio pelos usuários, se fosse um ranking, seria as figurinhas animadas. Os novos stickers são similares aos GIFs por se tratar de imagens que continuam em movimento após serem enviadas. A diferença é que neste caso os stickers contarão com galerias exclusivas do aplicativo, tal como acontece com as figurinhas estáticas, o que possibilita o envio mais rápido das imagens e ainda facilita a produção das mesmas.

Fonte: Revista EXAME

*Foto: Divulgação

BNDES financia construção do parque eólico Ventos de Santa Martina 14

bndes financia construção do parque eólico ventos de santa martina 14

Ventos de Santa Martina 14 receberá financiamento de R$ 208 milhões do banco estatal, com capacidade instalada total de 504 MW

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou ontem (30) a aprovação do financiamento de longo prazo no valor de R$ 208 milhões para a implantação do parque eólico Ventos de Santa Martina 14, da Casa dos Ventos, situado no Rio Grande do Norte.

De acordo com o informativo do BNDES, o banco financiará as obras de implantação e a compra de equipamentos nacionais para o parque, que faz parte do Complexo Eólico Rio do Vento, nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo.

O montante será concedido à sociedade de propósito específico Ventos de Santa Sofia Energias Renováveis, afirmou o BNDES. A previsão é de que o parque entre em operação em um ano, com capacidade de 63 megawatts (MW).

O complexo do qual a usina faz parte soma uma capacidade instalada total de 504 MW.

Ventos de Santa Martina 14

A produção da usina foi negociada pela Casa dos Ventos, no mercado livre de eletricidade, no qual grandes empresas podem negociar diretamente o suprimento com geradores e comercializadoras. A companhia fechou contrato de longo prazo com um “grupo nacional do setor automotivo”, que terá ainda opção de compra de uma fatia do empreendimento, destacou o banco estatal.

O BNDES revelou ainda que, para estipular o empréstimo, levou em consideração a metodologia própria chamada de “preço de suporte”, que tem a finalidade de determinar um valor para a parcela não vendida da energia de usinas.

Além do parque da Casa dos Ventos, o BNDES aprovou recentemente um empréstimo no valor de R$ 2,7 bilhões a companhia Engie para a construção de um parque eólico, situado na Bahia e com linhas de transmissão no Paraná.

Fonte: Forbes Brasil

*Foto: Divulgação