Desde terça-feira (14), o serviço deixou de ser oferecido ao Windows 7
O sistema operacional para computadores Windows 7, um dos mais populares da história da web, deixou de possuir suporte técnico da Microsoft desde a última terça-feira, dia 14.
Windows 7 – o que muda sem o suporte operacional
A partir desta data, o sistema deixou de receber atualizações. Isto significa que quem possui o Windows 7 e continua usando, estará mais vulnerável a ataques de hackers.
De acordo com o site Net Market Share, 26,6% dos computadores do mundo todo segue operando com Windows 7, mesmo após a divulgação da Microsoft já ter alertado há mais de um ano que deixaria de atualizá-lo no início de 2020.
No entanto, a empresa recomenda àqueles que permanecem utilizando este sistema operacional que o atualizem para um sistema operacional mais recente, caso tenham um computador comprado há menos de três anos. Se não for esta a situação, a Microsoft indica a compra de uma nova máquina.
Em suma, assim como aconteceu anos atrás, quando o popular Windows XP deixou de ser atualizado pela empresa, a decisão de deixar de atualizar o sistema operacional deixará os usuários que optarem por não realizá-la, mais suscetíveis a possíveis vírus, trojans e ainda serem atacados por hackers.
Windows 10
Conforme dados de dezembro de 2019, mais da metade dos computadores do planeta utiliza o sistema operacional Windows 10.
Já os outros 25% são constituídos por usuários de Macs (Apple), de Linux, de alguns remanescentes do Windows XP, que insistem em não abandoná-lo e de Windows 8 e 8.1, que nunca ganharam popularidade entre os consumidores da Microsoft.
Principal motivação
Para a imprensa especializada, o principal motivo que explica o número de pessoas que continua usando o Windows 7 é a satisfação geral dos usuários com o sistema. Além disso, a impressão negativa que parte deles tiveram ao utilizar o Windows 10 também é um fator relevante por optarem em seguir com o antigo sistema operacional.
Mesmo a Microsoft deixando de ofertar a assistência técnica para o Windows 7 ao público em geral, a empresa continuará promovendo suporte a companhias e órgãos governamentais que optem por manter o sistema e estejam dispostos a custear o serviço.
Fonte: Revista Exame
*Foto: Divulgação / Reuters