Programa Mais Médicos terá uma maior ajuda de custo
Recentemente, o Ministério da Saúde reajustou em 8,4% a bolsa de profissionais do Programa Mais Médicos. Sendo assim, o aumento do valor líquido passa de R$ 11.530,04 para R$ 12.500,80. A portaria com o reajuste foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a pasta, a última atualização da bolsa-formação havia sido feita há cinco anos, ou seja, em 2019.
Programa Mais Médicos
Em nota, a pasta destacou que o valor para o programa Mais Médicos será pago a partir do próximo salário, no primeiro dia útil de julho. Tal reajuste será capaz de expandir também os valores de ajuda de custo, pagos quando o médico muda de município para atuar no programa, que variam de uma a três bolsas-formação, a depender da localidade de atuação.
Vale dizer que a medida pretende ampliar as indenizações por fixação, que corresponde ao valor acumulado da soma das bolsas-formação que o profissional pode receber ao final dos quatro anos da iniciativa. Estes incentivos variam entre 10% e 80% do total de bolsas recebebidas.
Dados do Ministério da Saúde
Os dados do ministério indicam que o Mais Médicos conta com 24,9 mil vagas ocupadas e 2,6 mil em ocupação. Por sua vez, a meta instituída pelo governo federal para 2024 é de 28 mil médicos ativos. Além disso, 60% dos profissionais em atuação em cidades mais vulneráveis pertencem ao programa do governo.
Por fim, entre os públicos atendidos, estão comunidades indígenas, população privada de liberdade, através das equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), e pessoas em situação de rua nas equipes de Consultório na Rua (eCR).
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-equipe-profissional-de-saude_7771992.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=7b73c072-2eff-4853-b4d4-1d3604ea4bf4