No dia 27 de janeiro de 2010, era apresentado ao mundo o primeiro iPad, desenvolvido pela empresa de Steve Jobs. Inicialmente, o dispositivo tinha o objetivo de ser um intermediário entre um celular e um notebook. Nesta época, Jobs considerava que “netbooks são a mesma coisa que notebooks, só que piores e mais baratos”.
Primeiro iPad – apresentação
Na primeira apresentação do iPad, o dono da Apple afirmou que os dispositivos seriam bem melhores na navegação de web que notebooks e smartphones.
As características do primeiro iPad são consideradas clássicas, e presentes até hoje nos modelos atuais. Seu display possuía 9,7 polegadas, com resolução de 10,7 x 768. Suas principais especificações eram os “incríveis” 256MB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Já o seu processador era de somente um núcleo, o Apple A4, além de uma bateria de até 10h de duração.
Objetivos
Na época, o principal objetivo era fornecer uma navegação na web de modo simples, assim como ler um ebook, e ainda navegar nas redes sociais.
O iPad desempenhou bem seu papel, com muitas unidades vendidas ao longo desses dez anos. Porém, nunca se tornou uma tendência, como os celulares e notebooks. Em 2014 apenas, que foi registrado seu pico de comercialização, com 26 milhões de unidades vendidas.
Modelos recentes
Há uma diferença em os modelos recentes e o iPad original, que é o preço. No início, o aparelho da Apple era vendido a US$ 499. Hoje, ele custa o dobro, US$ 999.
Em 2012, foi atingido outro pico de vendas do tablet, sendo mantida sua estabilidade até 2019, com uma baixa no final do mesmo ano, segundo informações do site StatCounter, que é especializada em registrar os dispositivos ativos no mundo todo.
Gráfico de vendas do iPad e demais dispositivos
Por meio de um gráfico, relacionando a venda de desktops, celulares e tablets, o que foi possível constatar é que o iPad nunca alcançou nem 20% das vendas totais.
O atual panorama é dominado por dispositivos mobile, com 53.29%, logo na sequência estão os desktops, com 43.99% e, em última colocação estão os tablets, com 2,72% de participação.
Hoje, os tablets ainda são muito utilizados por crianças, como um acessório de recreação e distração para os pequenos. É bastante comum que os pais optem por este tipo de dispositivo para seu filho acessar vídeos e games na internet, e ainda ter a chance de adquirir várias opões no mercado, desevolvidas especialmente para este público. É o caso de dispositivos Android. Entretanto, a Apple não aposta, pelos menos por enquanto, este tipo de nicho de mercado.
Modelos de iPad hoje
Atualmente, existem quatro modelos de iPad disponíveis no mercado. São eles: iPad, iPad Pro, iPad Mini e iPad Air. Além desses aparelhos, a empresa de Steve Jobs também oferece a seus usuários uma série de acessórios de que podem ser adquiridos separadamente, e que auxiliam na busca por uma melhor experiência de navegação.
Fonte: Site Mundo Conectado
*Foto: Divulgação