Fura fila na vacinação contra Covid-19 já ocorreu em alguns estados do país, como em Pernambuco e Sergipe
No último domingo (17), a Anvisa deu aval de uso emergencial para as vacinas Coronavac (Instituto Butantan-Sinovac) e Oxford (Oxford-AstraZeneca). Com isso, os estados começaram a organizar suas campanhas. No entanto, há indícios de fura fila na vacinação sendo investigados pelo Ministério Público, nos estados de Pernambuco e Sergipe.
Antes, a campanha de São Paulo tinha por objetivo iniciar a imunização dos profissionais de saúde em dezembro, seguidos pelos idosos e demais pessoas do grupo de risco.
Fura fila na vacinação
No caso de Sergipe, o prefeito do município de Itabi, Júnior de Amynthas, (DEM), de 46 anos, tomou a vacina no lançamento da campanha. Mas em sua rede social, ele justificou o ato como sendo “uma forma de incentivar a população”. O município recebeu 31 doses para a primeira fase de imunização.
O texto ainda diz:
“O prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito – o que não configura um ato de caráter político.”
Ministério Público investiga fura fila na vacinação
Apesar do prefeito dizer que sua atitude não se faz valer de seu cargo na política, o Ministério Público Federal enviou ofício ao prefeito cobrando explicações.
Promotoria de Justiça de Jupi
Além disso, em Pernambuco, a promotoria de Justiça de Jupi, no interior do estado, recebeu a denúncia de eu um cidadão. A ocorrência diz que ele não faz parte do grupo prioritário determinado pelo Plano Nacional de Imunização e diretrizes estaduais de vacinação contra a Covid-19. Ele foi vacinado mesmo assim e por isso também será investigado, afirma a promotora de Justiça da cidade Adna Vasconcelos.
“Vamos oficiar a Secretaria Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos, bem como os profissionais de saúde que realizaram o procedimento, além da delegacia local para apurar conduta penal acerca do caso.”
Vacinados
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, foram vacinados: a secretária municipal de Saúde de Jupi, Maria Nadir Ferro, e o fotógrafo oficial da prefeitura, conhecido como Guilherme JG. Além da Folha, a informação também foi confirmada pelo jornal O GLOBO. Todavia, também há um vídeo postado nas redes sociais, em que o fotógrafo diz:
“Aqui, olha, Jupi recebendo as primeiras doses. Aproveitando o embalo.”
Nota da prefeitura de Jupi
Por outro lado, em uma nota divulgada em rede social, a prefeitura de Jupi informou que afastou a secretária municipal de saúde.
“Cabe esclarecer que a gestão repudia totalmente qualquer ilegalidade na não observação do plano estadual e municipal de imunização.”
O município de Jupi recebeu 136 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicar em duas etapas nos profissionais de saúde.
*Foto: Reprodução/Facebook