Forbes Talks foca terceiro episódio na “falta gigantesca de desenvolvedores”, diz diretor-sênior da RedHat; Thiago Araki e Ricardo Cavallini, CEO da Makers, conversaram com Luiz Gustavo Pacete para o novo programa da Forbes Brasil
No mundo atual, dificilmente uma pessoa não necessita de tecnologia. Além disso, mais recentemente, a inteligência artificial é pauta de diversos segmentos de negócios, o que engloba área de saúde.
Consequentemente, isso impacta diretamente o mercado de trabalho, que cada vez mais exige profissionais qualificados nesta área.
Forbes Talks – terceiro episódio
No entanto, aqui no Brasil, ainda faltam desenvolvedores para preencher essa lacuna, de acordo com Thiago Araki, diretor-sênior da RedHat, afirmou no Forbes Talks, programa oferecido por Forbes Plus. O diretor-sênior ainda complementou:
“Toda empresa, hoje, precisa ter um serviço digital, e cada vez mais desenvolvedores são necessários para manter esses negócios funcionando. Acontece que, aqui no Brasil, nós temos um ‘gap’ gigantesco, uma falta gigantesca desses profissionais. A gente não consegue formar profissionais na velocidade que as empresas precisam.”
Ferramentas de geração de código
Thiago disse ainda que estas ferramentas de geração de código, como se vê hoje por aí no mundo dos copilots, têm ajudado muito as companhias como um meio de aumentar a produtividade do desenvolvedor e reduzir assim um pouco esse gap entre o quanto ainda é preciso termos desenvolvedores e, ao mesmo tempo, como há a falta de bons profissionais no mercado brasileiro.
No terceiro episódio do Forbes Talks, “IA: Repertório para o Futuro”, Araki e Ricardo Cavallini, CEO da Makers, conversaram com Luiz Gustavo Pacete, editor de Forbes Tech, sobre o cenário da IA no Brasil e no mundo hoje.
E ao ser questionado sobre o “hype” da IA, Cavallini afirmou que é preciso “separar a moda dos modismos”.
O especialista ainda afirmou que estamos em um momento em que as coisas estão ganhando muita atemção, de um modo bastante assustador. E isso engloba tanto coisas de entretenimento, como a Barbie, ou de metaverso, ChatGPT. Ou seja, toda semana tem uma novidade que as pessoas têm que lidar.
Impacto da IA
Por fim, no caso da inteligência artificial, trata-se de uma tecnologia que já está tendo um impacto muito grande no ambiente de negócios e o que terá nos próximos anos em mudança de comportamento do consumidor e de cultura da sociedade, afirma Cavallini.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-rpa-com-tela-de-toque-de-mao-embacada_23992698