Você já ouviu falar em #TrashTag Challenge?
Se ainda não, entenda os motivos pelo qual este desafio online tem feito milhares de pessoas de vários países, como Índia, México, Argélia, Rússia e Brasil saírem às ruas.
Já estamos acostumados de tempos em tempos com desafios das redes sociais para uma determinada causa.
Mas quando a razão que viraliza na internet é ligada ao meio ambiente e faz muitas crianças, jovens e adultos se mexerem para limparem locais públicos de onde residem, é ainda melhor.
Mas afinal de contas o que é ‘TrashTag Challenge’?
Em tradução livre para o português seria algo como “Desafio do Lixo”.
Além disso, as pessoas que topam o desafio escolhem um lugar público bastante poluído e com excesso de lixo para ser limpo.
Pode ser uma praia, praça, canteiro de estrada (tomando os devidos cuidados, obviamente), ruas e até mesmo uma escola.
Vale tudo se o bem comum é manter o local livre de sujeiras que podem impactar cada vez mais nosso planeta.
Redes Sociais
O desafio começou na verdade em 2015 quando uma empresa norte-americana de produtos para acampar, Uco Gear, criou uma campanha de conscientização para proteger zonas silvestres.
Mas foi somente há poucos dias que a iniciativa de quatro anos atrás ganhou novo fôlego.
A Uco Gear publicou um post em suas redes chamando os jovens que estivessem “entediados” em casa sem fazer nada, para irem às ruas de seu bairro, por exemplo, ou outros locais que soubessem que acumulam muito lixo e os limpassem.
A estratégia deu tão certo que milhares de jovens escolheram os tais lugares e se mobilizaram para recolherem lixo: que compreendemos como papéis, sacolas de plástico, garrafas de vidro, comida, ou seja, qualquer tipo de resíduo que impacte diretamente na natureza.
Com este desafio online está sendo possível recolher toneladas de lixo e que a maior parte pode ir diretamente a locais específicos para serem reciclados.
Ao final de cada ação, o internauta posta em suas redes, como Instagram, Facebook e Twitter uma foto do antes e depois.
O alcance imediato é enorme e já chegou ao Brasil.
Uma jovem de Curitiba acompanhou o desafio lançado pela empresa de camping e postou uma foto do antes e depois de um rio que estava cheio de lixo em volta e convocou seus amigos a fazerem o mesmo, usando a #trashtag como marcação.
Próximos Passos
Não adianta apenas sair às ruas, praias, por exemplo, e recolher o lixo e separá-lo.
Porque num determinado ponto faremos isso constantemente.
O que precisa ser avaliado é a questão da produção de plástico e sua gravidade no dia a dia.
Para Mark Butler, diretor de políticas do Centro Canadense de Ação Ecológica (EAC, da sigla em inglês), a iniciativa da Uco Gear pode gerar uma consciência positiva das pessoas que resultem em mudanças de hábitos e a importância dos plásticos descartáveis.
*Foto: Divulgação