Pontos públicos de abastecimento para carros elétricos terá ainda uma rede de vagas que oferecem recarga em várias regiões do Brasil
De uns anos para cá, tem-se falado muito nos benefícios dos carros elétricos. Apesar do preço mais elevado, em termos de sustentabilidade para o planeta eles são os veículos mais indicados. No entanto, este é ainda um dos obstáculos para a escolha dos consumidores, em razão dos preços praticados pelo mercado brasileiros para carros híbridos e elétricos.
Carros elétricos no Brasil – iniciativas positivas
Em contrapartida, algumas iniciativas prometem tornar o abastecimento dos carros elétricos mais acessível. É o caso da empresa Cemig SIM, que lançou um programa para contribuir para expansão. Portanto, pode haver uma popularização deste tipo de veículo em Belo Horizonte, onde está situada a companhia. A iniciativa aqui acontece por meio do uso de energia sustentável em eletropostos.
Pontos públicos de abastecimento
A empresa implantará três pontos públicos de recarga na capital mineira. São eles: no Mercado Central, no supermercado Super Nosso (unidade Lourdes), e na concessionária AvantGarde (Bairro Santa Lúcia).
Por enquanto, os eletropostos poderão ser utilizados por todos e sem custo de carregamento. Sendo assim, os interessados podem baixar o aplicativo “SIM Charger”, via Android e Apple.
Outra novidade é que a SIM também está realizando um projeto piloto, para compartilhamento de carros elétricos de aluguel. O objetivo é oferecer opções para a expansão do consumo de energia sustentável, de matriz limpa e bem mais econômica, em todo o estado, mas com o foco, também, no território brasileiro.
Ecovagas – Enel X
Contudo, uma rede de abastecimento para veículos elétricos com 250 estações de recarga nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distro Federal está prevista para ficar pronta até o mês que vem. O projeto é uma parceria entre a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, e a rede de estacionamentos Estapar.
Por meio de um acordo estratégico, as duas companhias viabilizarão Ecovagas em estacionamentos selecionados. Os equipamentos a serem instalados fornecem um carregamento inteligente semi-rápido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas.
Visualização em tempo real
Além disso, os clientes poderão visualizar os pontos Ecovaga em tempo real e recarregar seu veículo em poucos minutos. Nos grandes centros urbanos, 90% das cargas necessárias para garantir a volta para casa são de apenas 30 minutos.
Vale ressaltar que as Ecovagas são vagas exclusivas e sinalizadas para os carros elétricos. Portanto, o acordo entre a Enel X e a Estapar prevê que o serviço de carregamento de veículos seja gratuito para os clientes das empresas parceiras do projeto, principalmente as empresas do setor automotivo.
Assinatura mensal
O serviço funciona por meio de assinatura mensal. No caso, as montadoras e outros interessados podem oferecer este benefício a seus clientes proprietários de carros elétricos de suas marcas.
Gratuidade
Mas para usufruir da gratuidade, o usuário deverá se cadastrar no app Vaga Inteligente da Estapar. Isso serve para confirmar a sua elegibilidade de acesso ao sistema Ecovagas. Neste caso, o proprietário não terá nenhum custo adicional além do valor de estacionamento do seu veículo, durante o período do benefício.
Expansão da rede
No futuro, a parcerias entre as duas empresas pretende expandir a quantidade de pontos da rede de recarga Ecovagas. Isso inclui outros locais, como restaurantes, além de outras redes de estacionamento e locais públicos.
*Foto: Divulgação