Segurança Presente contará com 62 agentes e com reduzir os furtos desta região do Rio de Janeiro, que aumentou 15,8% em 2019
No dia 28 de janeiro foi inaugurado pelo governo do estado do Rio de Janeiro a Operação Segurança Presente em Madureira. Esta é a 22ª unidade do programa, que terá apoio de 62 policiais militares no patrulhamento a pé, e ainda com motocicletas e carros, todos os dias, no período das 6h às 22h.
Inauguração do Segurança Presente em Madureira
A inauguração contou com a presença do governador Wilson Witzel, que afirmou que o programa Segurança Presente tem ajudado a combater a criminalidade nos bairros onde opera.
Em Madureira, o patrulhamento vai cobrir a área comercial do bairro, como o Mercadão e principais vias públicas, entre as quais: a Estrada do Portela e as ruas Conselheiro Galvão e Carvalho de Souza.
Na opinião da jornaleira Linda Martins, que há 25 anos possui um ponto no Madureira Shopping, o programa auxilia, porém, ainda precisa ser mais efetiva:
“A Rua Carolina Machado é toda perigosa. Até agora eu só vi os policiais perto do comércio, e os pontos residenciais precisam de atenção.”
Base do programa em Madureira
O Segurança Presente de Madureira tem uma base situada na Avenida Edgar Romero. Ao todo, são sete carros e duas motocicletas. Os agentes atuam em duplas, em rondas a pé ou motorizadas. 34 policiais trabalham no período da tarde e 28 à noite.
Para a eficiência do programa nesta região, o governo adquiriu novas viaturas, que foram incorporadas às usadas pelo 9º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo o proprietário de uma loja próxima à estação de trem de Madureira, Augusto Cruz, o bairro estava bastante abandonado:
“A presença dos agentes é boa porque inibe, bota uma ordem. Geralmente, os assaltos acontecem de manhã bem cedo e no fim de tarde, perto dos bancos. As pessoas idosas são as mais atingidas, atacadas não só próximo ao comércio de rua, mas também na estação de trem.”
Ele também acredita que a presença do Segurança presente na região aumenta a sensação de bem-estar de seus clientes e se diz otimista com a iniciativa do estado:
“Qualquer ação da polícia que transmita segurança faz com que as pessoas de bem retornem ao local. Além disso, acho que o número de furtos vai diminuir na região.”
Ocorrência no início da operação
Quando a reportagem do jornal O Globo esteve presente no início da implementação do Segurança Presente, os agentes militares relataram que não houve nenhuma ocorrência por ali.
De acordo com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de furtos subiu 15,8% entre dezembro de 2018 até o mesmo mês em 2019, na Área Integrada de Segurança Pública (Asip) 09, região que corresponde ao 9º BPM, considerando a 29ª, a 30ª e a 40ª delegacias de polícia (DPs).
A estimativa agora é que estes números caiam com a chegada da corporação à Madureira, que já registrou índices satisfatórios em outros bairros.
No entanto, na mesma semana de inauguração do programa, durante a madrugada do último sábado (1º de fevereiro), a sede da 15ª Região Administrativa da Prefeitura do Rio foi alvo de arrombamento.
Uma equipe da 6ª Inspetoria da Guarda Municipal registrou a ocorrência na 29ª DP. A Polícia Civil fez uma perícia preliminar no local e afirmou que as investigações seguem sob sigilo.
Fonte: o Globo
*Foto: Divulgação / Guilherme Pinto – Agência o Globo