Por que as companhias aéreas detestam a prática do ‘skiplagging’?

Nem todos conhecem este termo usado mais em outros países, mas o ‘skiplagging’ tem causado transtorno às companhias aéreas.

A prática, traduzindo para o português livre, diz respeito a burlar o sistema de compra de passagens de avião. Com isso, os passageiros economizam uma quantia significativa em tarifas.

Já o outro lado, ou seja, as companhias aéreas estão tentando criar medidas que proíbam o passageiro conseguir esta redução.

COMO FUNCIONA O SKIPLAGGING

Um exemplo prático é um cliente comprar uma passagem com partida de Boston rumo à Houston. Porém, a tarifa é muito cara entre os trechos. Como alternativa, o passageiro compra um bilhete saindo de Boston com destino à Las Vegas, mas com escala em Houston. Ele então irá descer em Houston e não utilizará o último trecho do trajeto adquirido. Todavia, a pessoa só consegue fazer isso sem despachar a bagagem, pois esta só pode ser retirada no destino final.

LUFTHANSA PROCESSOU UM PASSAGEIRO

O truque utilizado por muitos passageiros se tornou notícia mundial, quando a Lufthansa processou um cliente. A companhia aérea alemã pediu uma indenização de mais de US$ 2 mil ao usuário.

No passado, outras companhias tentaram ganhar processos como este, mas sem sucesso. É por esse motivo que as companhias aéreas detestam as pessoas que burlam o sistema de compra de bilhetes.

CIDADES OCULTAS

As empresas que comercializam as passagens tentam implementar soluções mais eficazes de proibir o skiplagging. Com isso, elas conseguiriam impedir que o passageiro compre bilhetes que contenham as chamadas ‘cidades ocultas’. Por meio dessas reservas, eles conseguem sair antes do trecho final como já vimos no exemplo acima.

Segundo o fundador da consultoria de viagens Atmosphere Research, Henry Harteveldt, as próprias companhias aéreas criam o problema de emissão de passagens com ‘cidades ocultas’.

Ao mesmo tempo que ele entende o porquê de as empresas aéreas tirarem o máximo de proveito sob a compra de bilhetes, Henry também enxerga o outro lado. Ou seja, quando uma companhia dispõe suas passagens a valores menores, mas com tarifa em um hub (aeroporto) muito alta, essa decisão é praticamente um chamado aos passageiros para fazerem reservas com trechos de ‘cidade oculta’.

DISTÂNCIA NÃO IMPORTA

A compra da passagem de Boston-Las Vegas, mesmo a distância sendo maior e com conexão o bilhete é mais barato. Pois Las Vegas é considerado um ponto de lazer e não empresarial.

Se uma companhia que tem como concorrente uma empresa de baixo custo, ela vai querer igualar o valor da passagem. Ou seja, tudo depende de quem é seu adversário neste negócio. Haverá redução estratégica ou não de bilhetes, seguindo esta linha de raciocínio.

DANOS ÀS COMPANHIAS AÉREAS

Uma companhia que não consegue elevar seu lucro, gera uma discussão do ponto de vista ético. Com o preço exorbitante das passagens, a procura por reservas com ‘cidades ocultas’ cresce.

Segundo o diretor-executivo do grupo de pesquisa de aviação Air Intelligence, Tony Weber, o processo movido pela Lufthansa é considerado algo aterrorizante.

Em contrapartida, de acordo com Harteveldt, para suprir essa redução de lucro causada pelo skiplagging, as companhias praticam o overbooking. E ao comercializarem assentos a mais do que o permitido e por saberem que nem todos os passageiros aparecem, é pouco provável que o voo decole com tais assentos vazios.

SKIPLAGGING É ANTIÉTICO?

Os ‘skiplaggers’ são clientes bastante experientes no quesito viagem. Além disso, para serem descobertos, a companhia aérea teria que acessar o site Skiplagged. O portal é especializado em disponibilizar a procura por ‘cidades escondidas’ nas conexões desejadas.

Segundo o portal BBC, o fundador da Skiplagged, Aktarer Zaman, não quis responder seus questionamentos. Porém, Zaman possui muitos admiradores virtuais, simpatizantes dessas causa. Prova disso é que ao ser processado, sem sucesso, pela empresa United, em 2015, uma campanha de financiamento coletivo angariou mais de US$ 80 mil para sua defesa.

Esses acontecimentos geram uma discussão do ponto de vista do que pode ser considerado como prática ilegal. Pois, ao comprar um bilhete e a pessoa arcar com os custos, a empresa recebeu exatamente por esse serviço.

Para os leitores da coluna ‘The Ethicist’, do jornal New York Times, o passageiro não é obrigado a utilizar o produto que comprou. Já Webber explica que as companhias receberam proporcional ao serviço vendido e que “é menor do que o valor de mercado das tarifas para o trecho que o cliente perdeu de propósito”.

A jornalista de viagens Benét Wilson conclui que os passageiros que optarem pela prática de skiplagging devem estar cientes que podem ser pegos pela empresas aéreas. Podem até serem impedidos de sair do aeroporto. Pois muitas companhias acompanham o desembarque no trecho de escala e encaminham os passageiros até o portão de embarque para o trajeto seguinte.

Além disso, as companhias ainda podem divulgar a seus concorrentes uma lista contendo os nomes de passageiros que burlaram o sistema.

*Foto: Divulgação