Spotify quer se transformar no Netflix do áudio

O Spotify divulgou recentemente a aquisição de mais uma companhia de podcast.

A compra da empresa Parcast já é a terceira que a gigante de streaming musical negocia em dois meses. Inaugurada em 2016, a produtora é especializada em conteúdo de áudio com temáticas de crimes misteriosos.

Ela já produziu 18 séries de podcasts aos amantes desse gênero, com destaque para “Cults”, “Conspiracy Theories” e “Serial Killers”.

Em fevereiro, a corporação adquiriu as agências de podcasts Gimlet Media e Archor, respectivamente.

Com essas atitudes, o Spotify deixa claro suas reais intenções em se tornar o Netflix do áudio. O serviço de streaming musical tem investido pesado para que este desejo seja viabilizado o quanto antes.

A empresa não informa quanto gastou nas aquisições dessas produtoras de podcasts. Porém afirma que destinou uma verba total de US$ 500 milhões para este ano para fechamento de contratos desse tipo.

Cada vez mais a indústria fonográfica se reinventa para acompanhar as novas plataformas que surgem no mercado.

O Spotify tem como concorrente direto o serviço de streaming francês Deezer, que disponibiliza aos usuários um forte acervo musical. O Deezer foi lançado em 2007 e totaliza mais de 4 milhões de programas de áudio, incluindo o podcast.

HISTÓRIA DO SPOTIFY

Lançado oficialmente no mercado em 2008, a empresa sueca surgiu como um projeto de startup, em 2006. Apesar de ser posterior ao Deezer, o Spotify se tornou o serviço de streaming mais popular e usado do mundo.

ALTERNATIVA DE LANÇAMENTO DE ÁLBUNS

Atualmente, diversos artistas lançam álbuns inteiros aos assinantes da plataforma e deixam algumas faixas gratuitas disponíveis ao público em geral.

Músicos brasileiros, ainda desconhecidos do grande público, também se beneficiam desta alternativa em frente à crise que as gravadoras enfrentam há anos. Os canais oficiais de bandas e cantores no Youtube também servem como propagadores de lançamentos.

Hoje em dia, qualquer artista tem a preocupação de lançar um disco ou singles através dos serviços de streaming musical.

Além do Spotify e Deezer, outra frente encontrada pelos profissionais é o Tidal – plataforma de divulgação de álbuns por assinatura.

*Foto: Divulgação